Destino : MONT-SAINT-MICHEL


O Monte de São Michel (Le Mont-Saint-Michel, do original francês) é, antes de qualquer coisa que possa ser dita, um espetáculo aos olhos, ao espírito e aos sonhos da humanidade, contemplado de um ângulo só ou de vários mutáveis. É uma elevação rochosa datada de tempos muito antigos, atualmente com toques contemporâneos, localizada em meio às marés da costa norte francesa, às margens do Rio Couesnon. É conhecida também como a "Ilha das Marés" - isto porque quando a maré enche o Mont fica cercado pelas águas.

Antes de se tornar um local de vida conventual, com a construção do primeiro mosteiro no século VIII, fora chamado de Mont Tombe. Porém, reza a lenda que no ano 708 o Arcanjo Michel apareceu para o Bispo de Avranches, Saint Aubert, e o incitou a construir uma igreja nequele lugar. Daí, a mudança nome do Monte/Ilha.



Em um determinado momento da história, o Monastério do Mont St. Michel apoiou William I, Duke da Normandia, em sua investida para conquistar o trono da Inglaterra, proporcionando propriedades e terras como recompensas. Durante a Guerra dos Cem Anos, no entanto, a Inglaterra inestiu continuamente contra o Mont, mas não teve forças para conquistá-lo graças a sua forte resistência. Dois bombardeadores de aço deixados pelos ingleses em uma de suas falhas investidas, em meados de 1423-24, chamados Les Michelletes, ainda hoje estão dispostos fora do seus muros de defesas.



Adiante na história, o local tornou-se centro de peregrinação, ficou escasso de monges e, então, passou a servir como prisão. Até que em 1836 as influências certas lançaram uma campanha para recuperar aquilo que era tido como um tesouro da arquitetura nacional. Em 1874 o Mont-Saint-Michel foi declarado monumento histórico, e em 1979, juntamente com a sua Baía, foram agregados à lista de patrimônios mundiais da UNESCO, devido a sua importância cultural, histórica e significado arquitetônico, tanto de criação humana quanto de beleza natural.



A Ilha das Marés é atuante ativa na cultura moderna. Dentre muitas situações que podem ser conferidas na lista do site Wikipedia -
http://en.wikipedia.org/wiki/Mont_Saint_Michel -, eis duas colocações de visibilidade pop:


O Mont-Saint-Michel apareceu no vídeo-clipe da música Queen of Rain, da dupla sueca Roxette.


Serviu de inspiração para o design de Minas Tirith, cidade fictícia do filme O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei.

É isso! O Mont-Saint-Michel é um espetáculo. Sua cidadela, sua gastronomia, sua história, seu visual, sua cultura. O pôr-do-sol, a noite no Mont, suas luzes. Um dia apenas para conhecê-lo e mantê-lo na mente por anos.

toEurOPE Clipping: Um visita ao blog Viaje na Viagem, escrito por Ricardo Freire, é a melhor dica para conhecer condições de visita e muito mais sobre um dia especial no Mont-Saint-Michel. Eis o link direto: http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/96330_comentarios.shtml?1311328